quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Obeso e o Bulímico


Não, não é mais um texto sobre reeducação alimentar, mas sim sobre reeducação da consciência social.
Outro dia eu estava passando sob o Elevado Costa e Silva – provavelmente quem já passou por lá sabe do que estou falando – e reparei em um dos grafites desenhados na pilastra. A figura ilustrava dois homens, um deles extremamente magro e que vomitava, o outro, por sua vez, absurdamente gordo e ingeria o alimento expelido pelo primeiro.
À primeira vista pode parecer um desenho engraçado, ou até mesmo nojento, mas ao observá-lo percebemos a sátira associada ao nosso cotidiano.
Podemos visualizar melhor essa situação quando nossos “excelentíssimos” parlamentares têm aumento de vencimentos, enquanto nós, “reles mortais”, temos aumento do custo da energia elétrica, do abastecimento sanitário, e dos produtos alimentícios! E assim ratificando a diferença social vivida por nós, não nos deixando esquecer que o “Obeso e o Bulímico” ainda vão existir por muito tempo.
Reflitam.
Obs: a foto esta ruim porque eu tirei de dentro do ônibus, mas acho que dá para entender o ponto discutido, não é?

Lene

O engraçado é a interpretação do grafite. Eu não pude ver pessoalmente, mas a Rhanna fez uma comparação ótima: o homem magro vomitando poderia muito bem representar o absurdo de impostos que nós, brasileiros, pagamos todo santo dia, e o homem gordo ingerindo o vômito, os nossos queridos políticos corruptos (existem exceções, sim) devorando esse dinheiro de forma escandalosa.
Obs.: A população brasileira trabalha quase 6 meses em um ano somente para pagar impostos.
Fonte: http://www.ibpt.com.br (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

¬¬’

Sem mais.

3 comentários:

  1. Adorei o texto e o grafitti, espero tudo de bom para vcs!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto e a associação do desenho com a realidade; Rhanna "um daqueles momentos de ônibus?" Essas idéias assaltam a quem é sensível! Certamente você é atenta e sensível para captar tal sutileza em paisagens cotidianas.

    Abraço.

    ResponderExcluir