domingo, 8 de novembro de 2009

Relembrando Um Passado Recente

Gente, estava arrumando minhas bagunças aqui em casa e achei todo o material do meu curso técnico de Nutrição... Parece que já acabou há uma década!
Fiquei com muita saudade e lembrei de um amigo que é vegetariano e de como as pessoas confundem o vegetarianismo com o veganismo, por isso fiz uma diferenciação para vocês identificarem melhor esse assunto e me ajudarem a matar a saudade da ETEC Carlos de Campos!

VEGETARIANISMO

A alimentação vegetariana se baseia na exclusão parcial ou total de alimentos de origem animal.
Muitas pessoas escolhem essa dieta por considerarem mais saudável (pois reduz o risco de colesterol alto e doenças cardiovasculares), por pena dos animais, por questões religiosas e/ou ecológicas e até pelas crises na indústria (como a da vaca-louca e a gripe-aviária).
Para entendermos melhor o vegetarianismo, podemos dividi-lo em quatro tipos. São eles:
1. Ovolactovegetarianos:
Nesta dieta há a exclusão apenas de carnes (boi, porco, peixe, mariscos, etc), mas mantém-se o consumo de ovos, leite e seus derivados (queijo, natas, iogurtes);
2. Lactovegetarianos:
Aqui a exclusão é de carnes (boi, porco, peixe, mariscos, etc), e ovos. Por manter a ingestão de leite, essa é alimentação se assemelha à indiana.
3. Ovovegetarianos:
A dieta é composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, excluindo-se carnes e leite.
4. Vegetarianismo Estrito:
Esta é a dieta mais rigorosa, pois restringe todo e qualquer alimento de origem animal.
Uma dieta vegetariana balanceada pode ser capaz de atender às necessidades do organismo, porém é aconselhado o acompanhamento de um nutricionista para que não haja risco de uma alimentação saudável se tornar um problema de saúde.
Por ser baseada em carboidratos, fibras dietéticas, magnésio e potássio, tem-se maiores cuidados na ingestão de vitamina B12, vitamina D, cálcio selênio, iodo, ferro, zinco e proteínas.

VEGANISMO

Enquanto os vegetarianos eliminam produtos alimentícios de origem animal da dieta, os vegans (ou veganos) excluem todo e qualquer produto de origem animal de seu cotidiano, ou seja, remédios (até os que foram testados em animais), roupas (lã, couro, peles em geral), cosméticos, produtos de higiene pessoal e limpeza, entretenimento (circos, zoológicos, pesca), etc.
Geralmente os vegans seguem esse boicote pela ética a favor dos animais ou pela religião, encontrando assim, uma filosofia de vida.
Bom, taí... Deu para relembrar um pouco das aulas e dos trabalhos.


^.^

[Foto]

Um comentário:

  1. Um dia chegarei ao veganismoo! Juro, ééé minha meta de vida!

    ResponderExcluir